segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Eleições 2010, se liga!

Segundo o sociólogo R. E. Park, são três os principais motivos da má escolha de políticos por parte da população, a saber:

• Pouco ou nada se sabe sobre o “funcionário” por quem se vota

• Pouco ou nada se sabe sobre as funções do cargo para o qual aquele “funcionário” se elege

• Falta de informação quanto às reais necessidades da cidade (estado, país).

O autor escreve isso há quase 100 anos, mas é atual, não é mesmo?!

Porém, hoje, temos maneiras muito mais acessíveis de encontrar informações sobre o "funcionário", sobre o político que nós, democraticamente, colocaremos no cargo que não é vitalício. Preste atenção, não existe a classe política (ou pelo menos não deveria haver), o cara estará como eleito durante 4 ou 8 anos (caso do Senado).

Aqui vale uma definição de politica que fiz baseado em meus conhecimentos e um livro chamado "Ouça o Mundo, Ouça o Espirito". STOTT, John.

"A definição mais ampla de Política (politeía) significa, originalmente, o conhecimento, a participação, a defesa e a gestão dos negócios da polis (cidade), ou seja, refere-se a vida da polis e à arte de viver juntos em comunidade, leva-se em conta todos os procedimentos que envolvem às relações sociais em seu âmbito. Neste sentido, todos nós estamos envolvidos em política, uma vez que ainda estamos vivendo em meio ao mundo secular. Lembrem-se, possuímos uma dupla cidadania. Daí, podemos concluir que não existem os chamados apolíticos."

Muita gente confunde política com o processo eleitoral, por favor, não faça isso, o eleitoral é parte da política cotidiana, por isso é fundamental conhecer quem é seu candidato, como se relaciona com a comunidade, etc. Não seja ignorante, muitos dizem: não me envolvo em política, sendo que vive em comunidade, ou seja, exerce poder sobre outros, p. ex., certamente todos evolvidos em relações sociais. Enfim, perceba, você exerce política, você elege quem potencializará isso no nosso país. Veja, você pode lutar pelos direitos dos pobres a um bom ensino escolar, você pode trabalhar em seu bairro, melhorar a escola, ser um bom professor, mas existem pessoas que podem fazer isso de forma MACRO, entende? Veja, quão grande é sua responsabilidade, você sabe os que erram não são apenas aqueles que fazem o errado em si, mas também aqueles que deixam de fazer o bem! 

Para isso é fundamental, a segunda frase do sociólogo Para isso postarei breves vídeos da própria Justiça eleitoral com cada uma das funções, se você tem duvida, dá para se informar um pouco por aqui, tenho mais de 15 slides explicando cada uma delas e dizendo como ocorrem até mesmo os tramites com as leis do país (se quiser te mando por e-mail, deixe um comentário com ele), bom, mas os vídeos já ajudam a você não ser enganado. Na verdade, as eleições municipais são as que mais geram erros nisso, por exemplo, um vereador prometendo Mc Donald's para a cidade, algo que não compete a ele, enfim.

Dep. Estadual e Federal: http://www.youtube.com/watch?v=X8gLRA9U_Us
Senadores: http://www.youtube.com/watch?v=a7eUdHVZ0mo&feature=related
Governador: http://www.youtube.com/watch?v=9VS30Kr7T3s&feature=related
Presidente: http://www.youtube.com/watch?v=mGvi-Kgjw-8&feature=related

Realmente, são algo muito muito superficiais estes vídeos. Mas já é algo. Acho que o Tiririca nem viu esses vídeos, ou se viu não entendeu. Enfim, não critico a ignorância dele, que demonstra falta de Educação de qualidade e oportunidade, mas critico alguém se esconde atrás de um personagem e que se gaba de sua ignorância Enfim, agora postarei uma imagem de como uma lei é aprovada (sancionada) ou rejeitada (vetada) para que vocês vejam quão complexo é...

              Elaboração de LEIS no sistema político brasileiro!
Ora, e por último, você precisa estar ligado na necessidade da maioria das pessoas, do que será bom para a maioria da população, o que o país precisa, o que estado e a cidade precisam, não se aliene e não seja mesquinho, não por troca de favor que você deve votar, ou porque você vai mais com a cara de fulano, mas sim, pelas propostas que beneficiarão a maioria, ou minorias, que precisam de leis e ajuda. Levante bandeiras importantes, não deixe que outros façam isso por você Mostre seus valores e questões relevantes para as pessoas todos os dias, mas no período eleitoral isso é fundamental pelo fato de potencializar as decisões que tomaram proporções muito maiores.

Não esteja em acordo com desigualdades, injustiças sociais, falta de liberdade de expressão, preconceito, etc. Preste atenção, não discriminar, não quer dizer que você concorda com atos de todos, mas o respeito é importante, amar o outro, mas ser conivente com o erro do outro. Lute pelo que você acredita, e lute para que este direito de expressar sua opinião acabe! Alguns exemplos.

No meu caso, como cristão e cientista social sou contra todos os atos que não preservem a vida, aborto, por exemplo. Ou sobre a lei da Homofobia, não estou em acordo por padrões bíblicos e sei que nossa constituição assegura a liberdade de culto e a liberdade de expressão, então vou lutar pelo direito de falar para meu filho que não concordo com a prática, mas não posso discrimina-los, entendeu o ponto?

Enfim, escrevi muito já. Deixo aqui meu apelo, haja com sabedoria, faça com excelência algo importante. Não deixe que outros que vc diz serem ignorantes decidam por você Pesquise, estude e vote! Não se acomode, VOCÊ TEM QUE FAZER SUA PARTE, tudo caminha para o caos? Mas e sua parte para fazer com que isso ocorra pelo menos mais devagar? Você esquece...  Você cristão, vc é embaixador dos reis dos reis aki na terra, como você mostra a diferença da luz nas trevas? A participação eleitoral é de suma importância para isso, mostrar que existem pessoas que não estão em acordo com as obras infrutíferas das trevas.

AINDA dá tempo para pesquisar! Faça!

Se quiser saber mais sobre a posição cristã, tenho um link que fala parte do que concordo, tenho outros versos a contribuir, mas como já tá tarde, essa mensagem é simples e direta, então divulgo, pois meu estudo sobre isso demora 2 hs... :(  Entre lá! http://adolescentecrente.blogspot.com/2010/09/o-que-biblia-fala-sobre-as-eleicoes.html

Enfim, deixo aqui meus candidatos os quais pesquisei e tenho minhas opiniões sobre, pode ser que sejam boas sugestões para você, olha, não vote neles sem pesquisar, mas muitas pessoas perguntaram para mim em quem vou votar, lá vai:

Presidente: Marina silva- 43 - www.minhamarina.org.br
Governador: Feldmann -  43 -ffgovernador.com.br
Senador:  Suplicy
Senador2: Alexandre Serpa – 400 - (único que ainda tenho dúvidas, mas ainda estou busncando infos)
Dep Federal – Jonas Donizette -4000 - www.jonasdonizette.com.br
Dep Estadual – Beto Tricolli –  43156 - www.betotricoli.com.br

Até a próxima!

Um comentário:

  1. MEU VOTO PARA GOV MUDOU, VOTEI no SKAF, e de Senado, acabei votando no 430, Young. FIquei cheio de dúvidas, para o senado estava super dificil, mas enfim...

    ResponderExcluir