segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O caipira e o empresário

 Conto-lhes uma história:
"Certo dia, ao fim da tarde, um caipira, homem-da-terra, estava sentado em sua cadeira de balanço postada na varanda de sua humilde casa, ele ia e voltava, voltava e ia. O capiau tinha seu chapéu quase fechando seus olhos e um fuminho na boca sincronizado à sua lenta respiração.
Até que o silêncio, o sossego, é rompido por um barulho estranho, um motor de um carro potente, novidade por aqueles lados.
O caipira não podia ver nada além da poeira que se levantava naquela estrada onde, até então, somente trotavam cavalos. O veículo vinha cortando a terra em direção a humilde casa do peão.
O caipira apesar de não saber o que se passava, não esboçou nenhuma reação, permaneceu ali sentado, indo de lá para cá, de cá para lá.
Enfim, aquela camionete preta, pára em frente à casa deste modesto homem-da-terra, e, depois do baixar da poeira, um executivo bem vestido (trajando seu terno Hugo Boss, relógio Armani, sapatos Louis Vuitton, óculos escuros Gucci) desce de seu carro e vai em direção ao caipira, a casa sem muros nem porteira não dificultava a aproximação.
O executivo, com sua voz empostada, não tarda a perguntar:
- Colega, esta terra é sua?
O caipira sem parar seu movimento de inda e vinda e sem se esforçar muito para levantar a cabeça, responde com voz preguiçosa:
- Sim senhô!
O empresário se surpreende e pergunta:
-Observei que sua terra parece muito produtiva, por que você não aproveita sua terra plantando mais?
- Pra quê? Indaga o caipira.
- Ué, para produzir mais.
- Pra quê?
- Para você poder vender e ganhar mais dinheiro.
- Pra quê?
- Ora, dinheiro para você melhorar sua casa, comprar um carro, uma televisão, um celular...
- Para quê? Interrompe o caipira.
O empresário já irritado, exclama:
- Para você ter mais conforto!
- Para quê?
- Argh, para você poder descansar melhor!!!
O caipira esboça um sorriso, tira o seu fuminho da boca, levanta com cuidado seu chapéu de palha e diz, olhando nos olhos do altivo empresário:
- Mas não é isso que estou fazendo?
 Sem mais perguntas e respostas, o empresário foi embora."

Você entendeu o porquê deste post? 
Não estou arrumando justificativa ao meu desemprego, não estou colocando o caipira como preguiçoso, não estou falando de espírito empreendedor... Estou aqui trazendo uma reflexão quanto ao motivo de sua existência, na verdade, falando e questionando mais especificamente os motivos pelos quais você trabalha ou produz algo.
Bom, antes de mais nada, vale salientar que o caipira havia trabalhado, mas ao fim da tarde descansava.
Vamos lá, pense comigo, por que você trabalha? Pense profundamente nesta questão.
Quais resultados a pequeno, médio e longo prazo você espera?
Sabe, sociologicamente falando, penso que temos vivido em um conflito claro quanto ao trabalho e ao dinheiro. Nos dias atuais (entenda-se  tempos contemporâneos) o que antes era um meio virou o fim para sobrevivência. Não é de hoje que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas, sem dúvida, é no capitalismo que ele recebeu seu valor mais honroso. Hoje, a característica principal, sem sombra de duvidas, é o ter e não o ser. O sobrenome, o sangue, a decandência, a nobreza, desfaleceram para dar lugar a burguesia que através da posse criou seu nome. Atenção, antes o nome lhe dava a posse, hoje, a posse lhe dá o nome. Não posso desvirtuar meu assunto de hoje... então voltemos...
A posse de bens materiais, e, sobretudo, os bens tecnológicos, viraram um fim e é o dinheiros que os compram. Trabalhamos horas e horas para comprar um celular, um carro, uma casa, fazemos horas extras para dar um upgrade nestas mesmas coisas citadas... Mas por quê? Este é o questionamento, ou melhor, o questionamento é: PARA QUÊ? Você já refletiu sobre isso? Ou assim como muitos (vide o exemplo da historia) nunca pensou o porquê de tudo isso, o porquê da correria da sua vida, o porquê de passar pouco tempo com seus amigos e família, ou o porquê de você se importar pouco com os outros ao seu redor.
Ontem a noite, eu conversava com um amigo que trabalha entre os índios, ele dizia que, depois que alguns índios foram contratados como professores pela prefeitura começando a receber salários, a construção em forma de multirão acabou. Ou seja, antes os índios construíam as "casas" juntos, com o apoio da comunidade, porém, agora não há mais "favor". Hoje esse diálogo é comum na aldeia: "Amigo, pode me ajudar a levantar minha casa? Quanto você vai me pagar". Esse é um exemplo e não quero que seja mal interpretado, mas me intriga pensar que existem pessoas que acreditam que nós somos mais evoluídos, faça-me o favor.
Fato, todos nós gostamos de conforto e do que o dinheiro pode nos dar, mas existem coisas que realmente não se compra, não se pode voltar atrás usando um controle remoto (veja o filme click que ilustra bem o que quero dizer http://www.youtube.com/watch?v=448jZuA5Y1I ). 
Estou falando quase de jargões agora, mas de verdade, pense no motivo de sua existência e o que realmente vale a pena, o tempo passa, não voltamos atrás, o que plantarmos, colheremos.
Você realmente precisa do que você tem? Ou você se convence que o que você tem nunca é o bastante (é tem uma musica com essa frase, índios: http://www.youtube.com/watch?v=ErCDzyr2qc8).
Se você já se cansou de ler este post, peço que você, pelo menos, comece a se questionar quanto ao propósito de sua existência, o porquê das coisas, o para quê. Não seja levado pela maré sem questionamentos sobre o rumo que você está indo.
É, por primeira vez fiz um post realmente sério, não quero deixá-lo triste, caro leitor, mas antes triste agora do que no fim de sua vida, ainda há tempo, não chegue ao fim dos seus dias questionando-se de que valeu sua vida.

11 comentários:

  1. bom, ja diz minha sábia mãe... "uma hora o dente doe, e é sempre bom poder ir ao dentista tratar."
    acredito, que (como em todas as outras areas) eu devo cuidar pra que nada tire Deus como unico Senhor da minha vida. Claro, mts vezes nós queremos mais e mais e não avaliamos direito. Mas fala serio, diz pra mim se nao é bom poder viajar pra Ibiza, Rio, Disney!?
    pensando na funcionalidade, minha mãe sempre diz que o telefone é só pra trocar informaçoes rapidas e necessarias... mas me diz se nao é bom ficar muito tempo conversando inutilidades só pra alegrar o dia, e escutar a voz de quem agente gosta?!
    nao vou morrer sem todos os confortos, mas se Deus me capacita pra ser bom no que faço, pq nao ganhar por isso!? e pq nao desfrutar do conforto?!
    acredito que viver sem ambiçoes, assim como o oposto tem suas vantagens e desvantagens... mas refletindo, eu prefiro o conforto...rs se Deus mandar abrir mao de tudo, pode ser que tenha sofrimento, mas nao tem como escapar! Ele mandou ta mandando!e não tem nada melhor que obedecer a vontade Dele rs
    enqto isso vou me esforçar pra trabalhar bem e se der, ganhar bem tb! rs

    ResponderExcluir
  2. Reflexão básica de sociologia que infelizmente a maioria das faculdades não proporciona.
    Mais uma comprovação de que estas, não estao preocupadas em formar cidadãos que pensam, que constroem a sociedade, e sim que reproduzam o sistema em que estão inseridas.
    E o mais triste é a sociedade não reconhecer o quão importante são essas reflexões.
    Enfim, o assunto vai longe ...rs

    ResponderExcluir
  3. Má, eu quis trazer a uma reflezao o fato de consumo pelo consumo, ou uma vida vazia e sem sentido. O mundo, o sistema nos consome e nao refletimos no porquê das coisas, te digo se deixar de ficar com sua familia, ou n dar tempo para Deus por causa de um trabalho é legitimo?
    Questionar o porquÊ e o para quê, n eh dizer q nao devemos, o trabalho dignifica o homem, mas existem padores invertidos, é isso, entende? Nossas roupas de marca indicam conforto? EU realmente acho q o equilibrio é fundamental, mas precisamos aprender a cada dia questionar imposiçoes do sistema.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, hein....
    Gostei da reflexão e da história, conhecida, mas gostei...
    Ta faicando bom isso aqui hein....hahaha
    abraçoo Pereira...muito bom!!Fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Bem colocado Pereira!
    muitas vezes entramos na correria absurda da rotina e só nos vemos deparados com o tenha , compre ...etc...e muitas vezes acabamos esquecendo de avaliar tudo isso que fazemos e compramos ...
    lembrando e questionando ''é necessário?''''pq quero isso?''.
    Gostei do post.
    o blog tá muito legal...
    vou me esforçar para comentar mais...
    eu sou peguiçosa para escrever..rsrsr

    abç Laís

    ResponderExcluir
  6. vlw meus amigos, agradeço mto a participaçao, Lais e Leandro, algo que me motiva a escrever mais.

    As outras duas sempre estao juntas comigo aki... hahaahah, vlw tb, a MArcelle sempre descordando de mim, é bom tb....hahha

    Ah um especial bjo a minha linda namorada EMILIA! ae

    ResponderExcluir
  7. eu não discordei Pereira!!! eu concordo que devemos avaliar e principalmente buscar saber o que Deus tem pra nós...
    mas é que as vz parece bixo-grilo de mais da conta rs.. querendo que o mundo todo esteja nesse ideal e ta bem longe do que vivemos.
    and, guess what?! a tendencia é piorar.
    e outra, vendo a mulher ideal la de proverbios, a nega nao tinha tempo pra descançar nao... nada de matinho na boca, ela tava em pé cedasso... comprava, vendia.. fazia e acontecia.. logico que se ve la uma mulher cuidando bem da familia, mas ela esta crescendo, produzindo mais, e principalmente uma mulher que TEMIA AO SENHOR... acho que o segredo ta ai...
    rs







    _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_


    EEEEEEEE PERERAAAA PARABENSSSS
    mais PARABENS PRA EMILIA, que vai ter que te aguentar! que dó...rs brincadeirinha!!!

    ResponderExcluir
  8. rsrsrs só vc msm Má!!!!hehehe...
    estou feliz por vcs!!!
    aliás a família td está...vcs são um casal lindo, que Deus os abençoe e fortaleça!!!

    ResponderExcluir
  9. La, vc tah falando de mim ou da Mah? haha

    Entao Mazinha, o ponto é questionar o porquê, o cara tinha trabalhado sim... mas o fato é ver se nao corremos atras do vento ou o q fazemos n passa de vaidade debaixo do sol...

    ResponderExcluir
  10. ahhhhhhh Mas ai o sabio Salomão ja diz... tudo é correr atras do vento... tudo é vaidade...
    voce sabia que tem um livro chamado" o livro mais mal humorado da biblia" que eh baseado em eclesiastes!?! hauahauahau verdade rs, se pensarmos que tudo e correr atras do vento, vai faltar motivação pra sair da cama neh!


    ps, eu entendi que o cara tinha trabalhado.. e entendi que o outro tb tinha!
    mas eu entendo que tem pessoas que estao satisfeitas ocupando 50% do dia, ja outras precisam estar na ativa 90%...entendo que umas estao contentes com uma hortinha... e outras querem o celeiro cheio.. nao vejo mal em nenhuma das opcoes..
    mas tudo nessa vida exige equilibrio, neh!?
    hauahaua mta reflexao pra um unico dia.. amanha agente discute mais, ok!? rs

    ResponderExcluir
  11. falei da Mazinha...figura!!!
    e qto as felicitações é para vc e Emília!!!
    rsrsrsr

    =)

    ResponderExcluir