sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Marketing estratégico e o MUNDO de HOJE!

Não tô com paciência de escrever aqui, por isso tanto tempo sem aparecer e agora não venho fazer um post longo, mas venho aqui colocar um pensamento que me ocorreu agora fazendo um Curso de Marketing estratégico na CATHO, enfim. Deixarei aqui meu singelo e curto pensamento, mas que me faz questionar muitas coisas... e me faz lembrar do meu texto escrito, O CAIPIRA e o EMPRESÁRIO, se não leu ainda, leia-o. 
Dada as explicações, vamos direto ao assunto.
A principal estratégia do Marketing é fazer o cliente confundir a necessidade e o desejo (vontade). O que é desejo parece necessidade, por exemplo uma TV, um carro (e todas as variantes desses) são desejos e nunca serão necessidades. 
As necessidades se resumem apenas em: moradia, alimento e roupa, lembrem-se não sou eu quem fala disso, nem somente a ciência que nos dá respaldo, mas um livro antigo e atual, a bíblia em Mateus capitulo 6 já nos falava sobre a necessidade física do ser humano, assim sendo, trata-se apenas de 3 pontos principais para a sobrevivência humana. Mas, agora não relaxe pensando: Ah, então estou bem, pois sempre tento suprir minhas necessidades, pois o que busco são estes elementos. PARE, PENSE e OBSERVE: até mesmo a casa, o alimento e a moradia sofrem de tais variantes tornando-se também, muitas vezes, supérfluos, frutos do DESEJO, uma casa com tais coisas, uma roupinha de tal grife e uma comida tal. Ah, não posso deixar de dar um exemplo, rs, viva o caviar, porcaria de comida que é elegante, paga-se uma nota e é horrível, é feita para esnobar...rs, mas já vi rico fazendo cara feia ao comer...rs
Mas vamos ao resultado desse consumismo desenfreado, isso que mais me impressiona e em minha análise é o que comprova a imbecilidade tontice efemeridade boçalidade (acho que essa palavra está boa) de nossa sociedade, voltando, e o resultado disso é: alguns para alcançarem seus desejos ditados pelo sistema e camuflados pelo Marketing retiram a possibilidade de outros terem suas necessidades supridas. Que mundo maluco, não? Isso para não dizer: QUE ESTUPIDEZ! Ah, mas nós somos mais evoluídos que os índios e os africanos que chegam  a viver ainda de escambo...rs. Faça-me o favor, agregar valor a coisas que não têm valor é sábio? Feitiche, MARX já dizia, velho barbudo... E a bílbia antes de qualquer um mostrava como o ser humano consegue a façanha de correr atrás do vento em Eclesiastes. É, o pior é que corre atrás do vento, sabe que nunca vai pegá-lo e continua persistindo no erro, esse não era o cúmulo da burrice ou seria da loucura? Não lembro, mas diz assim: fazer algo da mesma forma e esperar que o resultado seja diferente é loucura ou burrice (tanto faz). Bom, cabe aqui expressar meu NOJO pela sociedade na qual estamos inseridos. NOJO! Argh!
Esse pensamento surgiu agora quando eu estava fazendo um curso online de Marketing, como eu havia dito acima, mas preste atenção na frase que ali me deparei para ilustrar melhor meu desapontamento: "Você tem de fazer este produto parecer necessário, mesmo que ele seja apenas um desejo, uma vontade". O produto fictício do qual tenho de desenvolver o Marketing é um creme de rejuvenecimento da pele do rosto, é a industria dos cosméticos em franco crescimento mesmo em épocas de recessão. Enfim, que estratégia mesquinha, não é? E ainda há pessoas que batem palmas para atitudes como essa. Ah, não viu?! É, são essas pessoas que têm emprego depois e grandes cargos depois. E eu? Eu fico aqui fazendo criticas. E do que elas valem? De nada? É, terei dificuldade em ter minhas necessidades supridas... mas tenho fé e corro atrás, mesmo recebendo críticas não me deixo contaminar! Aparta-te de mim! É, tô aqui falando sozinho com o demônio do Marketing, do consumismo...rs, Ah, e não esquece de reclamar que seu orçamento está curto demais e você nao pode comprar tudo o que você necessita, ou seria melhor, que você deseja! :) rs

Ah e como tem gente que não viu o vídeo aqui ao lado de sustentabilidade <======, deixo aqui de novo minha sugestão, pois o vídeo esta diretamente ligado ao post, espero que você tenha essa percepção.

3 comentários:

  1. Tiago, concordo plenamente com vc!! Isso é o que tem acontecido, é sempre assim: "Eu preciso comprar um sapato", "Eu preciso trocar de carro", e assim por diante.Precisa ou quer???? Quando as pessoas não conhecem a Jesus, ainda é compreensivel pois ficam tentando preencher um vazio que sabemos que não será preenchido. O pior é que isto está entrando com tudo dentro das igrejas e substituindo a alegria da vida em Jesus pela breve sensaçao de satisfação do "ter". Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Amor muito boa reflexão e colocaçoes !!
    Lembrando que o capitalismo tem se desenvolvido e atingido niveis cada vez mais profundos desse fetichismo, abstraçao do trabalho, produçao, dinheiro, que nosso amigo barbudo, sem ter visto os dias de hoje já colocou muito bem.
    Alem do consumo, o esvaecimento do valor das coisas em função do trabalho, como os diamantes caríssimos vendidos que são produzidos através de trabalho escravo ...(quem nao viu dimantes de sangue, fica a dica)... tudo uma vergonha !!
    E a gente com a arquitetura ?
    Produzir um predio capaz de gerar um valor, um signficado inexistente ... enquanto pessoas dormem em baixo da ponte !!!
    Mundo lixo mesmo, ainda bem que nossa herança está nos céus, onde nada é corruptível.
    Graças a JesusCristo hoje tenho esperança de uma vida eterna, mas enquanto aqui estiver lutarei por um mundo mais justo e to com vc meu amor, esperando e orando para que consigamos ter nossa vida juntos !!!

    Muitos beijos e escreva mais vezes pq vc é muito talentoso !!!
    Luv u !!

    ResponderExcluir
  3. tava sentindo falta de mim aqui ne?! por isso um texto, assim, como posso descrever... ah melhor nao falar nada...hahahaha
    como já dito, o mundo só tende a piorar..mas o que será que devemos fazer pra sair dessa teoria bonita?! sabe como é, nós vivemos mesmo, mto mais preocupados com nosso umbigo... enfim, pra quem nao ia falar nada até que ja escrevi de mais..
    hahahahaha, ja ta na hora dum novo post ne!?
    quem sabe falando de atitudes mais práticas?! sei la...
    bjs

    ResponderExcluir